As melhores histórias são aquelas que presenciamos, que vivemos... Estou numa pausa, de um dia muito chato, muito cheio da mesma rotina, e estava a pensar naquilo que vale a pena, naquilo que não devemos nunca desistir, e então lembrei-me de uma cena que se passou.
Foi há uns tempos, no hospital. Como sabem estou na área da oncologia e é frequente ver pessoas bastante debilitadas. Um senhor com os seus 40 anos aparece dentro da sala para realizar planeamento de tratamento, e eis que lhe foi pedido para retirar a roupa... Os meus olhos não estavam a acreditar no que estavam a ver... Por alguns momentos desejei seu gorda. Simplesmente eu conseguia contar-lhe os ossos todos, senti uma fragilidade terrível, tive medo até de lhe tocar receando magoá-lo.
Procurei a ficha de paciente dele e apercebi-me que já tinha feito quimioterapia, daí a magreza. Em jeito de conversa o senhor disse que tinha perdido 18 quilos em 1 mês de tratamentos e estava tão debilitado que uma picada à superfície da pele fazia com que ele se torcesse de dores. Agarrei-lhe a mão e senti a força que estava a fazer, realmente estava com dores, tinha tantas dores que não conseguia sequer manter-se deitado durante muito tempo.
Ao sair, já vestido, a conversa alongou-se mais um pouco e as lágrimas começaram a surgir. Foi dificil conter as minhas também. Depois de se lamentar sorriu e disse: «Mas eu já ganhei 2 bons quilos depois daquele mês, graças a Deus, (gargalhada) eu confio nas meninas.»
É por acontecimentos como este, que desistir não faz parte do meu vocabulário. Não é possivel alguém tão debilitado arranjar algo tão pequeno para conseguir sorrir, e outra pessoa, apenas com os problemas do dia-a-dia, queira desistir, deitar tudo a perder. Fico a pensar e são exemplos assim que fazem bem à nossa mente e ao nosso estado de equilíbrio. Fazem-nos bater com a cabeça contra a parede e perceber que realmente temos tudo na mão.
Vou continuar o meu estudo, ou então dormir.. Por hoje a minha cabeça não dá para mais :) Espero que tenha servido para encorajar algumas decisões. Bons Sonhos, e nunca desistam deles...